domingo, 28 de março de 2010

"Se vos tivesse ouvido antes, os 4Taste não teriam existido!"


O início de 2007 começou com novos dados: a TVI ia fazer uma novela nos Açores...e não se falava noutra coisa! Todos os açorianos sonharam, nem que tenha sido por um simples segundo, ser protagonistas da novela...sabia-se muito pouco: a história ia decorrer em São Miguel e iam fazer castings para escolher alguns actores açorianos. Pela primeira vez, nos Açores, míudos e graúdos acorreram em massa aos Estúdios de uma Promotora para tentar a sua sorte...e nós (eu, o Miguel e o Nélson e outros tantos colegas nossos) não fugimos à regra!
Chegados aos castings, foram-nos introduzidos, por mero acaso, alguns dos responsáveis pela Direcção de Actores, entre os quais o actor Rui de Sá. Eu levava o meu primeiro disco para oferecer a alguém da TVI, e foi o que aconteceu. Sabendo que era músico, o Rui perguntou-me se conhecia mais Bandas de cá porque o Ivan Coletti(na foto,do lado direito), na altura Director Musical das novelas, vinha aos Açores dentro de alguns dias para recolher projectos musicais oriundos da região com o intuito de os integrar na Banda Sonora da novela "Ilha dos Amores". Em poucos minutos meteu-me ao telefone com ele e ficou combinado que, quando chegasse, nos íamos encontrar para lhe dar a conhecer projectos novos, com um som actual. É óbvio que ficámos deslumbrados com essa oportunidade, até porque tínhamos, nós próprios, o nosso projecto!
Nos dias que se seguiram falámos com algumas Bandas e pedimos que nos dessem maquetes, que eram na sua maioria gravações de garagem, para que as pudéssemos entregar ao Ivan quando chegasse. E assim foi...recolhemos cerca de uma dezena de Bandas e no dia previsto fomos ter com o Ivan Coletti ao Hotel onde estava a ficar instalada toda a produção. Fomos apresentados (eu, o Miguel e o Chico, um amigo nosso) e passámos à fase de audição das Bandas. Era como se nós próprios fizéssemos parte do "Júri"...foi incrível! Tantos anos à espera de uma oportunidade e agora estávamos com o "Deus" musical das novelas da TVI...desnecessário será dizer que foram dias de grande euforia!
Para além de Senhor de grandes responsabilidades, o Ivan era também uma pessoa afável e muito simpática: convidou-nos mais que uma vez para almoçar, foi conhecer a ilha connosco e acedeu assistir a um ensaio nosso onde proferiu, para quem lá estava e quis ouvir, uma das frases mais intrigantes do meu já longo percurso como músico: "Se vos tivesse ouvido antes, os 4Taste não teriam existido!".Foi uma frase que nos soou nos ouvidos durante muito tempo...ainda hoje aliás! Não que a minha ambição fosse ter um projecto como o dos "4Taste", porque se fosse assim a minha carreira teria terminado quando terminasse a participação nos Morangos, mas a verdade é que, por estarmos longe, já tínhamos , muito provavelmente, perdido dezenas de oportunidades de nos darmos a conhecer...e falo no plural porque, apesar de ser um projecto a solo, nesta altura ,e por estarmos há muito tempo juntos, a nossa ambição era a mesma: o reconhecimento nacional!
O Ivan gostou muito do que ouviu, ficámos muito amigos, ficou a promessa de fazer tudo o que fosse possível para que as músicas passassem nas novelas e, a partir daí, só nos restava esperar...
Se não fosse agora...quando seria?

Sem comentários:

Enviar um comentário