segunda-feira, 26 de abril de 2010

"Grava as músicas só com voz e violão!"

Depois do "Portugal no Coração" voltei aos Açores e o meu grande objectivo era saber como poderia dar a conhecer as minhas novas músicas ao Tózé Brito. Tinha cerca de uma dezena de canções novas que, por ainda não estarem gravadas, precisavam de o ser. A minha dúvida era se seria necessário ir para Estúdio (o meu fundo de maneio nessa altura era nulo) ou se chegava uma gravação caseira, com voz e violão. Foi isso que expus ao Tózé em mail enviado nos primeiros dias de Maio.
A 13 de Maio (Dia de Nossa Senhora de Fátima), o Tózé respondeu-me assim:

"Bruno,

Manda por favor mais canções novas que não estejam no myspace,só viola e voz,e seleccionamos os temas que nos parecerem melhores antes de possivelmente passarmos á fase de gravar maquetas,O.K.?

Atira-te a isso e vamos falando através deste "meio", abraço amigo,

Tózé"

Esclarecido esse ponto, tinha de, mesmo assim, arranjar uma forma de gravar as canções com condições mínimas. Lembrei-me de escrever ao Director da RTP/RDP- Açores, Dr. Pedro Bicudo, pedindo-lhe que me facultasse os estúdios e um técnico para uma gravação simples de viola e voz.Ele acedeu, e no final de tarde do dia 24 de Maio,nos Estúdios da RDP-Açores, e em pouco mais de uma hora, gravei oito temas, num registo muito puro, mas que, segundo o Tózé Brito, seria o suficiente, numa primeira fase, para perceber que direcção devia ser seguida.
Logo no dia seguinte os temas foram enviados, por "e-mail", e a resposta não tardou: no dia 27, pela mão do Pedro Vaz (sócio do Tózé), recebi a seguinte resposta:

"Caro Bruno,

Acabámos de ouvir as tuas canções e há coisas interessantes que poderão, eventualmente, dar bom resultado. No entanto, toda a tua estética musical, aponta para um grupo a interpretar os temas o que lhes dará imediatamente outra força.
Obviamente como vives nos Açores o grupo só faz sentido se for de musicos locais com quem possas contar a 100% para o teu projecto. A única forma que vemos das coisas poderem funcionar é realmente organizares a tua banda aí nos Açores, ensaiares e gravares maquetes com as tuas canções preferidas e enviar-nos esse material para o podermos mostrar a várias editoras. Da forma como as maquetes estão receamos que ninguém aposte nelas, e há coisas boas que, em grupo poderiam ter outro impacto.
Trabalha nesse sentido, mantem-te em contacto connosco, e se conseguires montar o projecto é possivel que haja editoras interessadas.
Esperamos notícias tuas,

Abraço meu e do Tozé que está aqui comigo,
Pedro Vaz"


E foi neste preciso momento que percebi que não tinha outra solução senão partir para a gravação do meu segundo disco de originais...
O Lino Vinagre (Produtor/Guitarrista do meu 1º Álbum) vinha aos Açores um mês depois, para tocar comigo no Coliseu Micaelense, e, como ia aproveitar para passar uma semana de férias em São Miguel, teria tempo mais que suficiente para lhe falar das minhas intenções...tudo se conjugava para, até ao fim de 2008, ter um álbum novo em mãos!

Sem comentários:

Enviar um comentário