quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Passeio dos Alegres(Julho de 2002)

Quando fui contactado para ir ao "Passeio dos Alegres" pensei, honestamente, que seria tudo muito fácil. Chegaria a minha vez, actuaria, e logo depois apareceria um agente ou dono de uma editora que me contrataria para gravar um disco. A esta distância, essa ingenuidade rouba-me um sorriso...santa ignorância...
A verdade é que a ida a Lisboa foi uma aventura: pedi um apoio de 4 passagens ao Dr.Rui Bettencourt, na altura Director Regional da Juventude, que acedeu de imediato apoiar a nossa participação naquele mítico programa, por onde já tinham passados todos os grandes nomes da música portuguesa. Falei com o Ruben Moniz(guitarrista), com o Hélder Machado (baterista) e com o Pedro Paquete (guitarra clássica), todos oriundos da Ilha de São Miguel, de onde sou natural, e "convoquei" o Nuno Pacheco, conhecido por "Terrível", que na altura estudava em Lisboa. Saímos de São Miguel a 2 de Julho, se a memória não me falha. Ficámos instalados na Pousada da Juventude, onde tantas vezes havia ficado aquando das minhas viagens pelo ténis.
No dia 3 fomos ao encontro do Nuno, de Metro. Ponto de encontro: Campo Grande! Chegados lá, partimos, a pé, rumo aos Estúdios do Lumiar,considerados como a primeira fábrica de sonhos da televisão em Portugal, onde tantos e tantos artistas(Fialho Gouveia, Carlos Cruz, Joaquim Furtado,Tonicha, Simone de Oliveira, Raúl Solnado, Ivone Silva, Vasco Santana, entre muitos outros) dos mais diversos quadrantes "desfilaram" ao longo de décadas...estava longe de imaginar o simbolismo do lugar que acabaria por encerrar definitivamente as portas em 2007...
Quanto à actuação própriamente dita...foi tudo muito rápido...assim de repente estava a ser filmado para milhões de pessoas em todo o mundo. O tema que levei chamava-se "Quero Voltar" e recordo-me de, na primeira parte da música não ter mexido no microfone com medo de fazer asneira...depois soltei-me um bocado e lá tirei o micro do suporte...no final, em tom de brincadeira, o "Tio Julião" (Júlio Isidro) perguntou-me para onde queria voltar, aludindo ao título da música que acabara de interpretar, ao que respondi : "Pra qualquer lado!"
Qualquer lado que não fosse aquele...queria era sair dali...eu e todos! Estávamos todos muito nervosos...o programa foi gravado, tendo ido para o ar num sábado. Vi-o na televisão do Bar do Clube de Ténis de Vila Real de Santo António, onde estava a disputar o Campeonato Nacional de Equipas, e lembro-me de, na altura, ninguém acreditar que era eu, exceptuando os meus colegas micaelenses, que já estavam alertados para o facto...foi a primeira vez que me vi cantar na televisão...mas já queria mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário